A edição de 2019 contou com forte adesão por parte da população, naquele que é um evento com um ambiente único e que já se torna tradição em Cortegaça
Animação, convívio, muita dança e música podem ser sinónimos a aplicar à Festa das Coletividades, uma festa vivida num ambiente familiar e de muita proximidade. A edição de 2019 contou com a presença em massa das associações e coletividades cortegacenses e a população correspondeu ao visitar a Praia de Cortegaça entre os dias 19 e 21 de julho. Para além da “mostra gastronómica” apresentada pelas coletividades, a Festa contou ainda com dezenas de barraquinhas dedicadas ao artesanato.
Para além do artesanato e da gastronomia, o evento contou ainda com muita música durante os três dias, aula de zumba, momentos dedicados aos mais jovens e o Festival Folclórico de Danças e Cantares de Cortegaça e neste sentido apresenta-se como uma festa dinâmica, completa e capaz de agradar aos diferentes públicos.
Na perspetiva da Junta de Freguesia, “A Festa das Coletividades faz parte do programa Animar as Praias, assumindo-se como uma festa em família, em que o convívio faz-se de uma forma natural e de salutar. Nesta festa, as associações aproveitam para se mostrarem à população num reconhecimento que é recíproco”, afirmou Sérgio Vicente.
Através de iniciativa da Junta de Freguesia, a Festa das Coletividades 2019 demonstrou também ser um evento com consciência ambiental, em que foram utilizados maioritariamente copos reutilizáveis, de forma a diminuir o consumo de plástico. O uso do plástico foi reduzido e acredita-se que se trata de um passo importante na eliminação do plástico neste tipo de festividades.