O Projeto “Fora de Portas”, do Centro Comunitário de Esmoriz, aprovado pelo Prémio BPI “La Caixa” Capacitar (2023), iniciou a sua intervenção no dia 26 de outubro de 2023, com uma duração de 12 meses.
O Projeto Fora de Portas pretende desenvolver uma intervenção de proximidade ao nível da saúde mental, agravada pela crise económica e social atual, que potencia um maior risco de desenvolvimento de problemas de saúde mental, pois os estudos mostram que a pobreza, o desemprego, o endividamento, a preocupação financeira e a incerteza são ótimas condições para degradação da saúde mental.
Por conseguinte, tem como objetivos:
- Identificar pessoas em risco, diminuir os fatores de risco e intervir em fatores internos e externos que podem predispor, causar ou perpetuar a doença mental.
- Intervir em fatores externos através da sensibilização da comunidade para a temática da saúde mental.
Para alcançar estes objetivos serão implementadas as seguintes atividades:
- Dinamização de Consultas de Psicologia individuais, à população vulnerável e fragilizada do concelho de Ovar. Estas pretendem promover maior autonomia, autoestima, funcionalidade e qualidade de vida e bem-estar geral e emocional da pessoa.
- Implementar ações de formação e sensibilização junto de cabeleireiros. Os cabeleireiros são das poucas profissões onde se contacta fisicamente com os clientes e onde estes estão confortáveis para partilhar informação privada que é, muitas vezes, semelhante em natureza e gravidade àquela que é partilhada com profissionais de saúde mental. Por este motivo, considera-se relevante dotar estes profissionais com maior conhecimento sobre a temática, sensibilizando-os para os sinais de alerta e para encaminharem os seus clientes para os serviços de intervenção especializada.
- Implementar ações de sensibilização junto da comunidade, abertas ao público em geral, pois não se cuida da saúde mental sem se dotar a comunidade de um maior conhecimento sobre esta temática e sem sensibilizar para a redução do estigma e preconceito que, ainda, impera.
A equipa técnica do projeto “Fora de Portas” é constituída por 2 Psicólogos e as suas ações serão implementadas em equipamentos culturais do concelho, de forma a quebrar o estigma e preconceito associado à temática e facilitando a acessibilidade dos utentes aos serviços.
Colocamos à disposição de todos o Panfleto do Projeto para conhecimento e apreciação. A Ficha de Referenciação pode ser solicitada na secretaria da Junta de Freguesia de Cortegaça.