Centro Cívico de Cortegaça encheu-se para a apresentação do livro “Inimigo Mortal”, do Dr. Valdemar Gomes
No âmbito das comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco, a Junta de Freguesia de Cortegaça associou-se à causa e preparou a apresentação do livro “Inimigo Mortal”, um documento escrito pelo Dr. Valdemar Gomes, médico no Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar. O autor do livro fez um resumo ao mesmo e ainda realizou uma apresentação elucidativa dos maus efeitos do tabaco, bem como das formas de como se pode lutar contra o vício, afirmando que “são inúmeras as doenças geradas pelos malefícios do tabaco, mas que também cabe aos médicos conseguir ajudar os utentes que tentam deixar de fumar.”
Durante a sessão, houve ainda espaço para uma apresentação focada no impacto ambiental das beatas de cigarro deitadas no chão e para duas atuações musicias realizadas pelos mais novos, acompanhadas assim de uma exposição de trabalhos escolares das crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica do Gavinho.
Na cerimónia de abertura, Sérgio Vicente, esclareceu que não se trata “de nenhuma questão de fundamentalismo, mas é importante que as pessoas tenham o conhecimento, a noção e a consciência que o tabaco prejudica a saúde”, realçando que a sensibilização “deve começar nos mais novos e ir até aos mais adultos”, daí o programa das comemorações ser para todas as idades.
O evento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, que afirmou ser “uma excelente iniciativa e uma ação cívica muito importante para toda a comunidade”.