Foi lançada a primeira pedra da obra da Requalificação do SAAL, numa tarde onde as palavras história e justiça foram as mais marcantes
A obra que contemplará a requalificação do Bairro do SAAL teve o seu pontapé de saída oficial e tem uma duração prevista de 366 dias. O histórico Bairro do SAAL alberga várias famílias vareiras, oriundas da Praia de Cortegaça e encontra-se em condições pouco dignas para a habitação. As reivindicações dos órgãos locais já têm dezenas de anos, mas só agora conseguiram avançar, num esforço contínuo entre a Câmara Municipal de Ovar e a Junta de Freguesia de Cortegaça.
Em traços gerais, a empreitada manterá o edificado mas as obras trarão um maior nível de segurança, limpeza e conforto, com melhores isolamentos e caixilharias indicadas para a obra em curso. Neste sentido, todos os serviços básicos, como a rede de águas, esgotos, eletricidade ou gás serão restabelecidos.
A satisfação e o orgulho estiveram estampados nas intervenções dos representantes dos órgãos locais do concelho.
Para Sérgio Vicente, “é uma obra muito esperada, mas que finalmente vai arrancar.” Reforçou que “é uma sensação de dever cumprido contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas que também é inegável que se trata de uma forma de dignificar o espaço e a Praia de Cortegaça, tornando-se um postal de referência na freguesia.”
Segundo Salvador Malheiro, “é um momento em que se faz história e muita justiça com as gentes da Praia de Cortegaça”, mostrando-se declaradamente feliz pelo arranque da obra e esperançoso que na próxima época natalícia, os habitantes do Bairro do SAAL já possam desfrutar das suas novas habitações.
Foi ainda transcrito e assinado pelos presentes, um auto de notícia, enterrado à posteriori juntamente com a primeira pedra, naquele que se tratou, sem dúvida, de um dia de festa para a comunidade vareira.
Se pretender visualizar a maquete digital do futuro Bairro do SAAL, clique aqui.