O Centro Cívico de Cortegaça acolheu as comemorações do XXXIV Aniversário da Elevação de Cortegaça a Vila
As comemorações tiveram início no Largo 25 de Setembro com a receção às entidades e o habitual hastear das bandeiras, fazendo-se acompanhar pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Já no Auditório do Centro Cívico de Cortegaça, onde teve lugar a Sessão Solene, ouviram-se os discursos dos Presidentes da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Cortegaça, Salvador Malheiro e Sérgio Vicente. Os Presidentes da Assembleia Municipal de Ovar e da Assembleia de Freguesia de Cortegaça, Pedro Braga da Cruz e Luciana de Sousa também usaram da palavra na mesma sessão.
As essenciais mensagens retidas após todas as intervenções focam-se na evolução e no desenvolvimento que Cortegaça tem obtido ao longo dos anos, considerando sempre os seus antepassados e suas tradições, numa mensagem clara de respeito pela história e de projeção do futuro. As abordagens tidas para com o desenvolvimento da Vila de Cortegaça concentram-se não só no progresso a nível material, mas também a nível imaterial, capazes de gerar um equilíbrio na freguesia e conjugando a obra física com os avanços a nível social, cultural e económico.
Para o Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Vicente, “faz todo o sentido comemorar uma data como esta, pois trata-se de um ato de preservação da identidade histórica da freguesia e de reconhecimento para com todos aqueles que contribuíram para a elevação de Cortegaça a Vila. Na temática do desenvolvimento, Sérgio Vicente considera importante dar relevo a três vetores fundamentais para Cortegaça: o crescimento demográfico, o desenvolvimento económico e a capacidade de afirmação da freguesia como pólo atrativo”.
Na ótica da Presidente da Assembleia de Freguesia, Luciana de Sousa, numa análise à evolução histórica da freguesia, considera que “Cortegaça não só manteve as qualidades que tinha, como também evoluiu positivamente. Temos crescido, temos tido grandes projetos e temos assistido a obras grandiosas!”
Após a Sessão Solene, foi ainda apresentada a nova marca identitária de Cortegaça, que será utilizada na comunicação externa da freguesia, com o objetivo de se adaptar à atual conjuntura de comunicação e marketing que tem vindo a ser levada a cabo por diferentes freguesias e municípios do país. A nova marca identitária não substituirá o símbolo heráldico (brasão) da Freguesia de Cortegaça utilizado nos diversos documentos oficiais.